Página Inicial

16 de abril de 2012

AAV são formados para monitorar áreas protegidas


O Governo Omar Aziz investe em programas de proteção à rica biodiversidade do Estado, propiciando aos cidadãos a oportunidade de prestar auxilio em atividades de educação ambiental, proteção, preservação e conservação dos recursos naturais em Unidades de Conservação estaduais (UCs), através do Programa Agente Ambiental Voluntário (AAV).

O programa é executado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), que realizou nos dias 14 e 15 de abril a Oficina de Credenciamento dos Agentes Ambientais Voluntários (AAV) da Floresta Estadual de Maués, localizada no município de Maués (a 276 km da capital), a partir das 8h, na sede do Ceuc.

Representantes de 11 comunidades participaram da capacitação, aproximadamente 40 pessoas. As comunidades envolvidas foram: Santo Antônio, São João Batista, Vista Alegre, Monte Sinai, Ebenézer, Vila Nova Maringá, São Pedro do Igarapé, São Sebastião do Pajurá, São Raimundo, São José e Liberdade, além de representantes de instituições públicas.

O credenciamento dos agentes iniciou com uma oficina que trabalha as ações práticas de mobilização e educação ambiental, onde foi construído um novo Plano de Trabalho para o período de seis meses, para orientar as atividades de proteção dos recursos naturais das Unidades de Conservação (UC). Nesta oficina, foi reforçado o preenchimento do Auto de Constatação, instrumento que visa, primordialmente, afirmar a constatação do delito ambiental suficiente, a ser encaminhado ao órgão estadual responsável pela fiscalização.

No último dia ocorre o credenciamento em uma cerimônia, quando será distribuído a cada agente o certificado de Agente Ambiental Voluntário e uma credencial emitida pelo Ceuc/SDS e uniformes que complementam a identificação do AAV. Além de apresentá-los para as instituições parceiras da Floresta Estadual de Maués.

Foto: Divulgação Ceuc/SDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário