O mês de junho é dedicado as festas juninas. O primeiro homenageado é Santo Antônio (13), conhecido como casamenteiro, depois vem São João e para encerrar o mês das quadrilhas e das tradicionais fogueiras, São Pedro (29).
No Brasil, de norte a sul, leste a oeste, os arraias não param. Em Manaus, as famílias mantêm a tradição. O arraiá da ‘Nazinha’ aconteceu nesta sexta-feira (24), e todos os anos reúne parentes e amigos no bairro de Petropólis, zona Sul.
- A festa junina nós começamos desde quando moravámos na Cachoeirinha, depois que nos mudamos para cá, mantemos a tradição-, disse Maria de Nazaré.
O estudante Lucas Fialho, oito anos diz que gosta muito de festa junina e não perde o arraial da Nazinha. “É o mês do meu aniversário, de muita folia e ainda tem o boi Garantido e Caprichoso”, contou.
O mês junino, além dos arraiais em todos os bairros da cidade e do Centro Cultural Povos da Amazônia, ainda conta com o Festival de Parintins, com a rivalidade entre o boi Vermelho e o boi Azul.
A ilha Tupinambarana recebe turistas de vários estados do País e do mundo que se rendem ao som do boi-bumbá e do passo do dois-pra-lá, dois-pra-cá.
Gláuria Sobreira
Realmente, o mês de junho e bastante alegre, devido as comemorações juninas que também se estende pelo mês de julho.
ResponderExcluir