Página Inicial

18 de maio de 2011

Paróquia de Santa Rita realiza arraial e procissão em honra a Padroeira

A Paróquia Agostiniana Recoleta, Santa Rita de Cássia, localizada na Avenida Carvalho Leal, bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, realiza neste sábado (21), o último dia da novena, às 19h, depois o tradicional Arraial comunitário e Bingão, na quadra da Escola Estadual Ruy Araújo. No domingo (22), às 17h, dia da padroeira, a solene procissão, seguida de Missa Campal, presidida pelo arcebispo de Manaus Dom Luiz Soares Vieira, e concelebrada pelos freis João Flores e Cleuto Rodrigues.

A igreja de Santa Rita é composta por cinco comunidades: Santa Cecília, São José, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Consolação e Santo Antônio. As pastorais, movimentos e fiéis devotos da padroeira, todos os anos participam dos festejos em honra à Santa, que começaram com o novenário, no dia 13 de maio.

Santa Rita

Rita é conhecida como a santa das causas impossíveis, devido aos milagres concedidos por meio de sua intercessão. Nasceu na Itália, em um pequeno povoado chamado Roccaporena, a cinco quilômetros de Cássia, em 1381. Seus pais foram Antônio Mancini e Amata Ferri.

Batizada em Cássia, recebeu o nome de Margherita, de onde veio o apelido de “Rita”. Casou-se aos 15 anos com um jovem chamado Paulo de Ferdinando, simpático, mas muito irritado e sem temor a Deus, ficou casada durante 18 anos e teve dois filhos: João Jácomo e Paulo Maria.

Quando Rita, já havia conseguido que o marido fosse convertido, ele foi assassinado. O crime provocou revolta entre seus filhos, que queriam vingar a morte do pai. Rita, mãe cristã, pediu a Deus que antes levasse seus filhos, ao vê-los manchados de sangue. Deus ouviu aquele pedido de uma mãe heróica. Rita chorou muito, mas entendeu o plano de Deus.

Livre dos laços familiares, ela pôde realizar seu sonho de juventude, ser religiosa no convento agostiniano de Cássia. Rita viveu no convento por 40 anos, dos quais os últimos 15 anos levava em sua testa uma chaga profunda e dolorosa.

Santa Rita foi canonizada pelo Papa Leão XIII em 1900.

Programação da Festa de Santa Rita

Dia 21 de maio

19h - Missa e Novena
20h - Arraial Comunitário e Bingão, na Quadra da Escola Estadual Ruy Araújo


Dia 22 de maio – Festa de Santa Rita de Cássia

6h30 - Missa das Viúvas
8h30 - Missa das Crianças
17h - Procissão e Missa Campal
19h - Arraial Comunitário

Gláuria Sobreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário